Considerações Aquáticas

 

Sempre que tiver dúvida sobre a real situação do seu cliente, faça que o mesmo realize exame junto a outros profissionais (Psicólogo, Fisioterapeuta, Médico,etc.) solicitando uma avaliação antes de iniciar seu trabalho.

 

Contraindicação

 

  • Febre acima de 38º;
  • Pressão arterial extrema ( alta ou baixa);
  • Sério comprometimento do sistema cardiovascular;
  • Capacidade vital respiratória limitada ( não tolerar redução de 10%);
  • Infecção grave no sistema gênito urinário;
  • Incontinência intestinal e urinária;
  • Feridas abertas;
  • Epilepsia descontrolada;
  • Doença contagiosa através da água e do ar;
  • Hiper sensibilidade a produtos químicos utilizados na manutenção da água da piscina;
  • Recente derrame cerebral ( se sugere aguardar pelo menos 03 semanas);
  • Tímpanos perfurados;
  • Problemas no sistema regulador da temperatura corporal;
  • Traqueotomia aberta;
  • Traumas recentes em músculos e ligamentos;
  • Tendência para labirintite , hiper sensibilidade no canal auditivo.

 

 

Tomar Precauções…

 

– Ausência do reflexo da tosse;

– Sensibilidade cutânea, evitar as batidas contra paredes e fundo;

– Esclerose múltipla, geralmente muito sensível ao calor, providenciar para realizar o trabalho em água mais fria ou realizar outro tipo de terapia em água fria;

– Intervenção cirúrgicas recentes só com liberação médica e as que apresente necessidade de bolsa coletora (esvaziar a mesma antes de entrar na piscina, fechar sonda);

– Dor, não execute qualquer movimento que agrave o sintoma da dor, faça os movimentos muito lenta e suavemente até a mesma ir diminuindo, informe a seu cliente para se manifestar livremente sobrea sensibilidade do local dolorido, inclua outras técnicas dentro do seu trabalho para aliviar a dor inclusive massoterapia antes e depois da sessão;

– Cuidados com a cervical; Evitar hiper extensão abrupta ou prolongada; dar apoio ao pescoço na parte alta do mesmo ou no occipital; reduzir qualquer movimento em que a cabeça se encontre sem apoio; deixar que o peso da mesma seja suportado pela água mantendo a cabeça o mais afundada possível; alongue e massageie a cervical toda vez que possível ; dê apoio a cabeça de ambos os lados, deixando seu cliente a vontade para acomodar a cabeça sempre que se sentir incomodado;

– Cuidados com a coluna lombar: verifique a flutuabilidade das pernas e se necessário coloque mais flutuadores; evite movimentos que aumentem o arco da lombar; para realizar os movimentos dê apoio no sacro e por debaixo dos joelhos; aproveite sempre que possível para realizar alongamentos dos músculos lombares, com cuidado e lentamente; não abuse das torções lombares e pergunte a seu cliente das possíveis limitações desta área;

– Sensibilidade da água nos ouvidos: procure utilizar sempre tampões, se não os tiver inicie o trabalho deixando pelo menos durante os primeiros 5 minutos os ouvidos dentro da água e durante os movimentos evite o refluxo da mesma.

 

 

Apoio Psicológico

 

Técnicas aquáticas são muito úteis para serem utilizada em atendimento multidisciplinar, especialmente alguns dias antes de uma sessão de Psicoterapia.

Quando se depara com cliente que apresentam distúrbios de comportamento proveniente de: experiências negativas, de abuso, de medo da água, etc.; vá trabalhando lentamente e, se necessário procure orientação de um profissional para orientá-lo na sua forma de lidar com as situações que se apresentem durantes as sessões.

Aborde com cuidado o assunto com seu cliente e oriente-o (se sentir “espaço”) para isto, a procurar um acompanhamento profissional.

Permita no final da sessão, que ele possa se manifestar livremente. Mantenha-se como ouvinte e com atitude de encorajamento, de apoio incondicional e esteja totalmente “presente” junto a ele.

Encoraje seus clientes a se manifestar imediatamente assim que uma posição ou movimento seja desconfortável, tanto física como psicologicamente.

Informe-o que quando ele solicitar para parar o atendimento, será imediatamente atendido.

Procure, quando necessário colocá-lo em uma posição confortável tanto física como psicológica.

Lembre que muitas vezes o progresso poderá ser lento para seu cliente, tanto nos movimentos produzidos como no processo de entrada em contato com seu mundo interior.

 

 

PISCINA:

LOCAÇÃO DE PISCINA PARA FISIOTERAPEUTAS, HIDROTERAPEUTAS, LOCAÇÃO PARA CURSOS DE ATIVIDADES AQUÁTICAS AOS FINS DE SEMANA. 

Consulte valores: (11) 2574.7063

Os comentários estão fechados.