Watsu®

Watsu - Antonio Maria

O que é Watsu®?

 

É um trabalho corporal aquático realizado em água aquecida.
O Watsu® originou-se do Shiatsu, mas precisamente do Zen-Shiatsu. Uma vez que esse trabalho é realizado na água, ele possui uma dinâmica própria de movimento, muito diferente do Shiatsu (feito em uma maca), e mantém o caráter Zen.
O Watsu® surgiu da experiência de Harold Dull – mestre em Zen Shiatsu, nos anos 80, quando ensinava Zen Shiatsu em Harbin Hot Spring, no Norte da Califórnia – EUA. Ele transportou seus conhecimentos para as águas termais de Harbin, podendo observar que, ao flutuar, as pessoas ficavam mais suscetíveis a alongamentos, potencializando o trabalho corporal que tem este princípio como tratamento .
No Brasil, o Watsu® tem sido introduzido nas áreas de Naturologia, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Terapias Corporais.
A palavra Watsu® é o resultado da união da palavra inglesa water (água) e do Shiatsu (terapia oriental para o reequilíbrio físico e energético do corpo através de pressões, com os dedos, nos meridianos).
Watsu® é um trabalho corporal aquático, que tem como base, os meridianos energéticos e pontos específicos, que unidos aos princípios físicos da água proporcionam um estado ideal para desenvolver conduta terapêutica.
É aplicado em uma piscina aquecida, por mais ou menos uma hora, onde o recebedor experimenta diversas sensações de bem estar, movimentos fluidos e graciosos, que irão proporcionar harmonização entre corpo e mente, além do auto-conhecimento.
Segundo Harold Dull (2001), a alternância de massagem, simples flutuação e alongamentos, aliados ao exercício de respiração ritmada, levam a um relaxamento profundo, um estado de consciência de integração física e mental, favorecendo o relaxamento muscular e possibilitando a diminuição dos efeitos gravitacionais e de tensão, aumentando, também, a amplitude do movimento. No final da terapia é possível notar a integração física, mental, emocional e energética.
Para desfrutar do relaxamento e serenidade proporcionados pelo Watsu®, não é necessário estar doente ou em estado de stress. O Watsu® auxilia nos casos de gestantes, crianças hiperativas, depressão, ansiedade, insônia, deficiência física, dores musculares, stress, dores musculares, fibromialgia. O recebedor não precisa saber nadar.

 

 

 

 

Objetivos

 

Seu principal objetivo é a busca do relaxamento geral do praticante.
A água quente e a posição anatômica dentro da água, auxiliam no relaxamento das células do tecido muscular e da desativação dos captores. Tal relaxamento possibilita que os pontos de tensão acumulados no corpo sejam mais facilmente dissipados.
Auxilia nos tratamentos de:
– Diminuição da tensão;
– Depressão;
– Ansiedade;
– Medo da água;
– Dores musculares;
– Insônia;
– Possibilita um sono tranqüilo;
– Amplia os movimentos;
– Muitos outros ganhos tanto na parte emocional, psicologia, física e de relacionamento.

 

 

Ação Terapêutica do Watsu®

 

A água e a sustentação contínua que é proporcionada de forma continua pelo terapeuta são ideais para liberar a tensão no corpo e da mente. A ausência da gravidade alivia a pressão nas vértebras relaxando os músculos paravertebrais e dos membros, que sem a contração necessária para sustentar o nosso corpo recebem um aumento da circulação sangüínea e da oxigenação desses tecidos reduzindo a dor e a fadiga.
O paciente flui a níveis profundos de relaxamento, experimentando estados de consciências onde tensões armazenadas e traumas não existem, tendo a sensação nítida de prazer, paz e integridade.
Associado com movimentos de tração, torção, pressão e alongamento aplicados por todo o corpo e realizados continuamente, seguindo o ritmo respiratório do recebedor, permite a realização de amplitudes de movimentos maiores já que o corpo não impõe resistência.
A exigência reduzida de oxigenação proporciona uma diminuição do ritmo respiratório, o relaxamento da tensão na musculatura devido à redução da pressão, melhora o tônus, permitindo que a coluna seja movimentada de maneiras impossíveis de se realizar no solo.
Além da busca do relaxamento o Watsu® é indicado no auxílio ao combate das mais variadas patologias, tais como:
– Dores músculo esqueleticas (coluna);
– Hidrofobia;
– Insônia;
– Estresse;
– Artroses;
– Fibromialgia;
– Depressão…
Também é muito indicado para gestantes, e para pessoas hiper ativas.
Qualquer pessoa que possa ter condições de chegar até uma piscina e ingressar sem problemas na água quente pode sentir a leveza e calma presente em uma sessão de Watsu®.

 

 

Watsu® para gestantes


Sendo o Watsu um trabalho corporal aquático realizado em piscina aquecida  com temperatura da água entre 33 a 35 graus onde o profissional aplica movimentos rítmicos, suaves e fluidos com alongamentos dos diferentes músculos esqueléticos, ajudam de forma muito eficiente as mulheres em período de gestação trazendo benéficos como:

* leveza corporal;
* melhoria de dores na coluna, da circulação e edemas;
* respiração facilitada, o bebê recebe mais oxigênio melhorando seu desenvolvimento;
* relaxamento para mãe e bebê;
* melhoria da qualidade do sono;
* alongamento muscular, inclusive da musculatura sacral, auxiliando no preparo para o parto

O Watsu pode ser aplicado a partir dos três meses da gestação com autorização médica até ao fim.
É interessante que tanto o futuro pai como membros da família aprendam movimentos básicos para interagir com a grávida na presença do terapeuta de Watsu®.
Pesquisas mostram que o beneficio das gestantes e realmente muito grande inclusive na parte Psicológica.

 

 

Quem pode aplicar?

 

Para aplicar a técnica de forma profissional o interessado deve participar em cursos de formação por professores especialmente habilitados oficialmente pela WABA (Worlwide Aquatic Bodywork Associatin), já que esta é uma técnica de marca registrada internacionalmente.
A Associação internacional que detem os direitos sobre a marca de Watsu® , conhecida como  WABA (Worlwide Aquatic Bodywork Association). , tem habilitado professores no Brasil para dar cursos aos interessados em aplicar o Watsu® de forma profissional.
Estes professores/ instrutores concedem o certificado Internacional da WABA.
Dentre destes professores se encontra o Mestre em Psicologia da Saúde Antonio Maria Cardozo Acosta,
Dono do Espaço Natu Saúde.

 

 

Watsu-Ant-varias-90x90     

      Formação Continuada de Watsu® (módulos)

 

 

Nível I: Fluir básico do Watsu®

 

Curso de 50 horas (pode ser realizado em um ou dois módulos).

O estudante entrará em contato com a história do Watsu® e movimentos considerados básicos. Aprofundar-se-á na mecânica do movimento e na sequência deste nível.  Aprendera o protocolo de atendimento de forma profissional além de assinar termo de compromisso para atuar dentro das normas desejadas como terapeuta de Watsu®.
Após o curso deverá realizar 15 atendimentos gratuitos apresentando relatórios e receber 05 atendimentos de outros colegas watsuterapeutas, também apresentando relatórios destes.
Os 20 atendimentos deverão ser entregues (cópias) ao Professor Antonio Maria.
O aluno receberá, após finalizar o curso, o certificado provisório e após completar os atendimento solicitados o certificado oficial e internacional da WABA.
Após receber o certificado da WABA estará habilitado para atender clientes com o protocolo de Watsu® Nivel I.
Cabe ao professor a responsabilidade de solicitar ao aluno, se necessário, após o curso ações necessárias para incorporar a técnica vivenciada durante o curso. Dentro destas possibilidades se encontram: refazer o curso (casso não tenha finalizado a carga horária proposta dentro dele), receber supervisão direcionada, fazer assistências em outros cursos ou participar em encontros supervisionados.

PRÓXIMO CURSO DE WATSU® NIVEL I:  VEJA EM AGENDA

 

NÍVEL II – Expansão do fluir básico do Watsu®:


Curso de 50 horas. Neste curso se aprofundará na mecânica dos movimentos, aumentará o número de movimentos executados, focará mais nas técnicas de massagem e trabalho com a energia dos meridianos chineses durante a aplicação do protocolo do Watsu®.
Após o curso deverá realizar 20 atendimentos gratuitos apresentando os devidos relatórios. É indicado que neste momento, o estudante, receba também pelo menos 10 sessões de Watsu® e que as mesmas sejam devidamente registradas com relatórios.
O aluno receberá, após finalizar o curso, o certificado da WABA, e estará habilitado para atender clientes com os movimentos aprendidos.
Cabe ao professor a responsabilidade de solicitar ao aluno que participe em atividades que facilitem a melhor forma de incorporar o aprendido. Como refazer o curso, receber supervisão direcionada, fazer assistências ou participar em encontros supervisionados.

PRÓXIMO CURSO DE WATSU® NIVEL II:  VEJA EM AGENDA

 

 Nível III :

 

 Este nível é ministrado pelo criador da técnica – Harold Dull ou Professor habilitado pela WABA.

Harold-Dull0121-218x300

Após o curso o estudante será considerado como Practitioners ou Praticante de Watsu® a nível internacional quando aprovado em avaliação realizada com dois instrutores de Watsu®.

PRÓXIMO CURSO DE WATSU® NIVEL II:  VEJA EM AGENDA

Vivência de Watsu®  (dirigida ao público em geral)


Esta atividade não faz parte direta da formação do Praticante de  Watsu®.
Esta direcionada especialmente para quem deseja conhecer o trabalho de perto e ter a  experiência de uma vivência de auto-conhecimento em água aquecida através desta técnica.

Com duração de até 8 horas, é oferecida pela AMA – Qualidade de Vida, e surgiu da necessidade de apresentar a técnica de forma rápida, prática, simples.
Permitindo e oferecendo aos interessados em conhecer o Watsu® a oportunidade de passar pela experiência de fazer e receber centrados no sentir colocando em segundo plano a preocupação de apreender.
Nesta vivencias, o participante entra em contato com a filosofia do Watsu®, sente sua habilidade com a técnica e percebe sua identificação com a mesma em curto espaço de tempo e com custo reduzido, podendo assim investir na sua formação profissional com real conhecimento.

 

Agende uma visita ao nosso Espaço para conhecer-nos e conhecer o Watsu®.

Aguardamos você!

Os comentários estão fechados.